"Twinkle twinkle little bat, how I wonder where you're at. Up..."

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

ser mix...



Aqui em londres por cada formulário que preenchemos existe sempre uma pergunta que me dá uma trabalheira desgraçada:


Quais as nossas origens raciais?


Isto acontece para garantir igualdade de direitos para todos, dizem eles...
Ora vejamos, além de me dar uma trabalheira enorme porque quando se refere aos meus filhos nunca sei o que assinalar pois eles não teem a opção de mix do mix... que é caso dos meus filhos, sim que eu já sou um mix de branco com preto africano, os meus filhos são um mix de mix, com branco europeu... uma trabalheira digo eu e para quê???!!!

Inglaterra, tem uma mentalidade muito diferente da nossa portuguesa é verdade! Em muitas coisas bastante mais avançada, mas quem querem eles enganar?? A igualdade, refere-se em realação aos africanos, asiáticos, etc... não é para os 'mix'... os 'mix' continuam e vão continuar sempre no limbo, sempre!

O que me dá vontade de quando assinalo estes formulários de me colocar como africana, o que seria mais simples, até porque quem olha para mim, geralmente identifica-me como africana, coisa que até seria simples se em termos culturais eu tivesse algo de Àfrica, mas não tenho... em termos culturais sou portuguesa.

Situação que sempre me colocou neste limbo desde os tempos de Portugal, por exemplo, se no trabalho estivesse a fazer uma chamada para qualquer instituição e depois fosse lá entregar alguns papeis, ou ao falar com o pai de algum aluno, e esse educador aparecesse depois lá na escola, havia sempre aquele momento constrangedor para ambas as partes da perplexidade do outro de 'ah, mas você não fala à preto!'
Ou melhor, situação que já aconteceu tanto em Portugal como aqui em Londres:
- 'Ah és de onde'?
- Portugal
- Sim mas de onde?
- Lisboa, Portugal...
- Não mas de onde?
- Parece que não estamos a falar a mesma lingua, já disse Portugal, Lisboa...
- Ah mas então e porquê a tua cor?
- O meu pai é de Cabo verde, a minha de Trás-os-montes....
- Ah, então és cabo-verdeana!!!
- Não desculpa sou Portuguesa, nasci e vivi sempre em Portugal e aliás nunca pus os pés em Africa até com muita pena minha...

E, lá fica a pessoa com aquele ar de condenação, a achar que tenho algum problema com o ser preta, africana ou como queiram chamar...
Não tenho problema algum e as pessoas simplesmente não entendem! E, sejam brancos ou pretos a treta é sempre a mesma!
E, isto não é uma questão de racismo, ou não... é uma questão cultural!!!!
Sempre vivi neste limbo... e vou continuar a viver...
Lembro-me desde pequena nunca me ter sentido nem de uma lado nem do outro, nunca ter as caracteristicas para pertencer nem a um lado nem a outro, nunca ser aceite por completo num lado nem no outro...
Podem me até de dizer, mas tu não tens que escolher... talvez não... mas existe realmente um meio termo?!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ora faça o favor de deixar o chá... quanto mais ebulição, melhor! ;)