"Twinkle twinkle little bat, how I wonder where you're at. Up..."

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O orgulho

A Aliança Luso-Britânica, em Portugal conhecida vulgarmente como Aliança Inglesa, entre Inglaterra (sucedida pelo Reino Unido) e Portugal é a mais antiga aliança diplomática do mundo ainda em vigor, foi assinada em 1373 - em plena Idade Média.

Repararam no pormenor????!!! Mais conhecida como Aliança Inglesa????? Tipo uma aliança é constituida no minimo por duas partes... mas nós os tugas, conhecemo-la simplesmente como a Inglesa...
Tirando, a aula de história, constato que além de ainda estar activa esta mesma aliança, faz sobressair o nosso estilo bem português... diminuirmo-nos perante os outros!!! Não percebo, os outros nem precisam de o fazer, nós fazemo-lo automaticamente como se de genética se tratasse, francamente!!!!

Aqui em Londres, é uma desolação constatar como ninguém (e, vos garanto que a diversividade cultural deste pais é imensa) conhece a nossa história, ou a nossa importância, apesar das ligações históricas existentes por exemplo, entre os tugas e os brits... e, depois ainda mais, quando me deparo com os portugueses, brasileiros ou qualquer país com ligações profundas históricas ou não, a Portugal que não sabem nada, nadinha mesmo!

Já se sabe sabem, que português, que é português é conhecido pelo desenrascanço, palavra que curiosamente é unicamente portuguesa, não existe tradução para outras linguas... vá lá, que já vão ouvindo falar de nós pelo Mourinho, CR e o Fado... mas nós não somos apenas isso!!

Encontrame numa qualquer instituição governamental inglesa, daquelas que ajudam as pessoas com beneficios de qualquer tipo, e, ver um brasileiro a fazer-se passar por português, numa de desenrascanço (chamam-lhe eles isso, quando não é... sim, que eu chamo-lhe outra coisa!) e no final nem sabe o que a palavra quer dizer....faz-me revirar as tripas... e, nos entretantos, ainda se dá ao luxo de contar as típicas anedotas brasileiras em que o tuga é o Manel, azeiteiro e a Maria de buço e pelo na perna! AIIIIIIIIIIIIII

Ainda para ajudar, lá assinámos o abominante acordo ortográfico... AIIIIIIIIIIIIIII

O meu pêssego, que agora através do seu trabalho (Pfff!!! chamam-lhe trabalho.... mas para mim aquilo é puro recreio), lá se vai esforçando por ensinar a nossa história e a nossa importância no mundo... deparando-se com questões como:
Se Portugal descobriu o Brasil, quem descobriu Portugal????

Voces acreditam que nós os portugueses, somos vistos assim internacionalmente????

Isto passa, claro está pela imagem que nós mesmos temos ai em Portugal...
Os portugueses são pioneiros em diversas areas, já o fomos no passado (descobrimentos) e continuamos a ser... por isso, aqui fica o meu apelo:

Vá de mostrar o orgulho desse pais magnifico!!!!!!!! Além de toda a sua beleza natural, a beleza do nosso povo !!!! Para o espelho funcionar...

E, para todos os emigrantes como eu, mostrem esse mesmo orgulho na nossa história, e não se deixam diminuir, nem que nos diminuam por ser os primeiros a fazê-lo.... somos um pais pequeno, de brandos costumes mas de grandeza inigualável!!!

( Isto tudo porque hoje, numa aula estava a deixar de mostrar o meu conhecimento, diminuindo-me e a certa altura, lá o orgulho falou mais alto.... sim, que nós os portugueses temos uma cultura geral vastíssima...)

Claro, está que os Ingleses nem se dão ao trabalho... não precisam e acomodam-se pois não teem mesmo necessidade alguma... as duas línguas que eles dominam, seja o inglês ou a matemática, são universais, sim que se os Et´s um dia cá realmente virerem veem a falar inglês, mas a cultura geral deles é assim algo sem explicação...

Assim, refaço-vos o meu apelo... tenham mesmo muito orgulho em serem portugueses!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ora faça o favor de deixar o chá... quanto mais ebulição, melhor! ;)